As Três Ave-Marias
História desta devoção as Três Ave-Marias
A origem desta prática, data do Século XIII, e está ligada a Santa Matilde de Hackeborn, uma freira alemã beneditina, a quem Nossa Senhora revelou um modo de elevar uma ação de graças à Santíssima Trindade pelos privilégios concedidos à Virgem Maria.
Santa Matilde nasceu em 1241 em uma nobre família. Certa vez, pensando em sua morte, suplicou com grande fervor para que a Mãe de Deus lhe assistisse nos últimos momentos de sua vida. Foi então que ouviu Nossa Senhora lhe dizendo:
“Sim, eu farei o que pedes, mas quero que, de sua parte, rezes todos os dias três Ave Marias”.
Intenções de cada uma das Três Ave-Marias
A Mãe de Deus explicou em seguida a intenção pela qual cada Ave Maria deveria ser rezada.
“A primeira, pedindo que assim como Deus Pai me elevou a um trono de Glória sem igual, fazendo-me a mais poderosa no Céu e na Terra, assim também eu te assista na Terra para fortificar-te e afastar de ti toda potestade inimiga”. E continuou:
“Pela segunda Ave Maria me pedirás que assim como o Filho de Deus me cumulou de sabedoria, a tal extremo que tenho mais conhecimento da Santíssima Trindade que todo os Santos, assim te assista eu no transe da morte para encher tua alma das luzes da Fé e da verdadeira Sabedoria, para que não a escureçam as trevas do erro e ignorância”. Por fim, Nossa Senhora exortou:
“Pela terceira, me pedirás que assim como o Espírito Santo me encheu das doçuras de seu amor, e me fez tão amável que depois de Deus sou a mais doce e misericordiosa, assim eu te assista na hora da morte enchendo tua alma de tal suavidade de amor divino, que toda pena e amargura da morte transforme-se para ti em delícias”.
Santa Gertrudes e a devoção das três Ave Marias. Esta não seria a única revelação que uma Santa teria em relação à devoção das três Ave Marias. Outra religiosa contemporânea de Matilde, Santa Gertrudes, também teve uma visão que confirmaria a revelação anterior.
A oração inicia-se com o fiel persignando-se (fazendo o sinal da Cruz), ao mesmo tempo que diz:
“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”.
Em seguida:
Maria, Mãe minha; livrai-me de cair em pecado mortal!
Pelo o Poder que te concedeu o Pai Eterno. Rezar uma Ave-Maria.
Pela Sabedoria que te concedeu o Filho. Rezar uma Ave-Maria.
Pelo Amor que te concedeu o Espírito Santo. Rezar uma Ave-Maria.
Termina-se a oração com um:
“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém”
Em seguida a jaculatória:
“Pela Vossa Imaculada Conceição, ó Maria! Purificai meu corpo e santificai minha alma!“. Amém.
Termine com o sinal da Cruz.